segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Gente que faz a diferença na Amazônia - o retorno!

Viver viajando pelos belos rios da Amazônia, pode ser cheio de prazeres e um tanto perigoso pelos mistérios que a natureza exuberante exibe, mas a equipe do meu amigo pesquisador e médico Lauro Cunha não se intimida e vai à luta. Desta vez a equipe foi da cidade de Altamira, no oeste do Pará, em direção às aldeias do rio Iriri, um dos mais importantes afluentes do rio Xingú. Infelizmente existem muitas comunidades carentes de atendimentos médicos, dentários e laboratoriais nesta região e é pra lá que a equipe se desloca.

Foram horas e horas de viagem e de trabalho intenso, que reuniu vários profissionas da UFPA e da FUNASA.
Pela Universidade Federal do Pará (UFPa), fizeram parte da equipe, os médicos: João Guerreiro, Regina Amaral, Ines Salgado e Lauro Cunha; o Dentista, Mario Silva Filho, a Nutricionista Rosilene Reis e os Laboratoristas, Hailton Monteiro, Vilson Monteiro e Gorete Oliveira.
Pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), participaram nesta viagem, o Agente de campo Manoel Teixeira, a Técnica de Enfermagem Verônica, a cozinheira Iva e os barqueiros Otacílio e Adelmo.
O rio Iriri, de belas e límpidas águas azuis, é antes de tudo, um espetáculo da natureza, com toda a magia das tribos indígenas que habitam suas margens. Além de belo, muitos e muitos peixes habitam estas águas, alimentando a população e fazendo a festa dos pescadores esportivos que frequentemente aparecem por lá.
Imaginem que existem cardumes de Tucunarés, Bicudas, Cachorras, Trairões, Piranhas Pretas, Jacundás, Pacús, além dos peixes de couro como Pirararas, Fidalgos, Jaús, Surubins Cachara e Barbados. Maravilha da natureza que precisamos cuidar!
Uma bela recepção da natureza ao grupo de pesquisadores, quando chegavam às aldeias do rio Iriri (Pará, Amazônia, Brasil).

Nesta semana de Carnaval, em vez da fantasia e das festas de Momo, o Dr. Lauro Cunha viajou com sua equipe em outra missão pela UFPa. Desta vez, no Projeto de Pesquisa/Extensão referente à Malária, na identificação de portadores assintomáticos e atendimento médico/laboratorial de outras afecções de residentes nas Comunidades dos garimpos São José e Porto Rico (Jacaréacanga) e São Luiz do Tapajós (Itaituba) no Estado do Pará (Amazônia, Brasil).
Haja folego!
Powered By Blogger