quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O rio encheu e secou além da conta!





Gente!

Um ano sem atividades no meu blog, mas por outro lado, trabalhos e mais trabalhos com a conclusão do Curso de Design. Querer ser bacharel toma o tempo da gente, isto é, enriquece a vida com tarefas mil, pesquisas, pesquisas, muita concentração, horas e horas de estudo, monografia...enfim...e depois...colação, festas, fotos em estúdio, amigos que vieram de longe e que estavam na torcida em mais esta batalha...Pois é, mais uma etapa concluída, metas alcançadas. Bom que neste meio tempo, ganhei prêmios, e o artigo referente ao meu trabalho de conclusão de curso, "Sistema de saída de emergência para portas de embarcação mista na Amazônia" foi aprovado no I Congresso de Design do Amazonas. Tremedeiras a parte na apresentação, o trabalho foi premiado, considerado de relevância para a regíão. Isso indica que estou no caminho certo como Designer.

Olha eu ai na foto com o meu orientador professor Heleno Almeida e o prêmio nas mãos (uma representação em resina do Teatro Amazonas).




Bom, mas nos intervalos desta dolce vita, fui registrando a maior seca de todos os tempos no Estado do Amazonas. Aqui em Manaus, o rio Negro mostrou praias e mais praias nunca antes vistas. Secou tudo mesmo! Virou um deserto em alguns trechos. Inacreditável! Eu que sou amazônida nunca pensei que iria ver tal coisa. Pessoas de outras localidades do Brasil e do exterior, não acreditam nesta seca..Como assim? dizem...ai neste lugar tem muita água e muito mato...é..pois é...vejam as imagens...este é o igarapé do Tarumã, um braço do rio Negro.












Nas fotos abaixo, a seca do rio Negro "aumentou" e muito, a praia da Ponta Negra, local onde ficam o Hotel Tropical e o Tower Business. Como se vê na foto, local deserto, impróprio para banho. No momento, a orla está em reformas. De acordo com o projeto afixado no local pela prefeitura de Manaus, tudo por lá vai ficar muito bonito e agradável à população. As obras devem terminar em meados de março de 2011, quando as águas já começam a subir.




E o porto de Manaus? Nossa, um problemão! Com a seca do rio Negro as pontes móveis já estão no limite máximo de inclinação causando transtornos para as embarcações e passageiros. E a "Manaus moderna"? Veja a foto. Mas antes, uma perguntinha que não quer calar. Porque as autoridades não enfrentam estas secas, que sempre ocorrem, todos sabem (todo ano tem cheia e tem períodos de seca), com barcos tipo Hovercraft, que "navegam" mesmo o rio estando seco. Esta embarcação passa "sobre" tudo que é obstáculo. Dá pra levar mantimentos e até pessoas em qualquer local sem problema algum. Enquanto isso, as autoridades gastam um dinheirão com atendimento precário à população e ficam dizendo sempre que é preciso "verba" e mais "verbas"...pra resolver e não resolvem nada. Resolveria se investissem em soluções. Tudo continua como está. Um absurdo! Vocês sabiam? Mantimentos doados apodrecem porque as autoridades não conseguem enviar tudo à população. E aí? O povo fica ilhado, entregue à própria sorte, sem comida, sem atendimento médico e por ai vai...

O Hovercraft, aerobarco ou aerodeslizador, é um veículo que se apoia em um colchão de ar. É capaz de atravessar diversos tipos de solo e também se desloca na água (mar, rio, igarapés, lagos, pântanos, etc.) Existe há muitos anos! (http://www.hovercraft.com/). Vejam as fotos:


E pra terminar, uma foto do porto da "Manaus moderna". Este local, gente, quero ver transformado em breve. Nós merecemos uma cidade melhor!...



Até mais! Um abração à todos!
Powered By Blogger